domingo, 10 de janeiro de 2016

.

Por que acreditar em Deus, em Jesus e na Bíblia?

A Existência do Universo
A Precisão da Bíblia
A Unidade da Bíblia
Profecia Cumprida
Milagres
A Ressurreição
Conclusão

Introdução

Você já se perguntou se Deus existe, se Jesus realmente é o Filho de Deus ou se a Bíblia realmente é verdadeira? Se nunca perguntou, você é uma pessoa diferente. Todas as pessoas, às vezes, perguntam sobre esses assuntos. O propósito desse estudo é examinar a evidência para algumas das afirmações mais básicas da Bíblia. Durante a leitura, por favor acompanhe na sua Bíblia as citações que estão, neste artigo, em letras MAIÚSCULAS. Depois responda cada pergunta que tenha um antes do número (1, 2, etc.). OBS: As respostas corretas das perguntas estão no final desta. Essa lição não foi feita para as respostas serem mandadas para correção.

Quais afirmações a Bíblia faz?

1. A Bíblia afirma que Deus existe.

Leia HEBREUS 11:6.

1. Para agradar a Deus, no que devemos crer?

    A. Em tudo que nossos pais nos ensinaram.

    B. Em tudo que nosso pregador nos diz.

    C. Que Deus existe e que é galardoador dos que o buscam.


2. A Bíblia afirma ser a revelação infalível da vontade de Deus.

Leia 2 TIMÓTEO 3:16,17.

2. De onde as Escrituras vieram?

    A. São inspiradas por Deus.

    B. Expressam as opiniões de homens.

    C. São lendas antigas de origem desconhecida.

"... reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo" (1 Coríntios 14:37). [Veja também Efésios 3:3-5; 2 Pedro 1:21; 1 Tessalonicenses 2:13; Galátas1:11-12.]

3. A Bíblia afirma que Jesus é o Filho de Deus.

Leia JOÃO 20:26-31.

3. Tomé chamou Jesus de quê?

    A. Um ótimo pregador.

    B. Senhor e Deus.

    C. Um impostor.

4. Em que devemos crer para ter a vida eterna?

    A. Que Jesus é Cristo, o filho de Deus.

    B. Que Maomé é um profeta

    C. Nada importa.

"...Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16). [Veja também João 1:1,14; 4:42; 8:24; Lucas 19:10; Mateus 16:15-18; 10:37.]

OBS: Essas afirmações não permitem meio-termo. Não podemos dizer, "A Bíblia é apenas um bom livro", ou "Jesus foi apenas uma pessoa ótima". A Bíblia afirma que é a palavra de Deus, e Jesus afirmou ser Deus na carne. Se essas afirmações não são verdadeiras então Jesus é um mentiroso e a Bíblia é uma fraude!

Que tipo de evidências vamos estudar?

Deus Pai é invisível (1 João 4:12). Não podemos fazer experiências de laboratório para determinar se ele existe, mas isso não quer dizer que temos que aceitar "fé cega" sem evidência. Jesus afirmou ser Deus na carne. Sua vida pode ser investigada como qualquer outro fato histórico. Do mesmo modo, muitas outras afirmações bíblicas podem ser investigadas pela evidência lógica e histórica. Na nossa vida diária, todos nós determinamos nossas crenças baseadas nesse tipo de evidência. Por exemplo, um caçador pode não ver um animal mas pelas suas pegadas ele sabe que existe e sabe muito sobre a sua natureza. Da mesma forma, Deus deixou "pegadas nas areias do tempo".

Um juiz e um júri não observam fisicamente um crime, porém, chegam a um veredicto sobre o que aconteceu pelo depoimento de testemunhas. Da mesma forma, Deus "não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo" (Atos 14:17).

Vamos chamar as "testemunhas" de Deus, e você seja o juiz. Pese o depoimento honestamente, em seguida chegue a um veredicto (Romanos 10:17), mas não se esqueça que você não está determinando a culpa ou inocência de uma outra pessoa. Certamente, seu veredicto determinará seu próprio destino eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário